top of page
Buscar

DOENÇAS BUCAIS: O QUE É O TÁRTARO CANINO OU FELINO?

Atualizado: 20 de ago. de 2018

O tártaro nada mais é do que o acúmulo de placas dentárias, onde as bactérias vão se organizando e produzindo toxinas irritantes que ocasionam gengivite. Como a grande maioria dos pets não têm os dentes devidamente escovados, essas placas vão se acumulando e calcificando, resultando no que chamamos de tártaro.

Além do aspecto visual, um dos primeiros sintomas que indicam a existência de tártaro em cães é o mau hálito.


MEU PET TEM TÁRTARO: ISSO É PERIGOSO?

Sim, a existência de tártaros na boca do seu pet pode representar um perigo para a saúde, ocasionando diversas doenças. Com a calcificação, mais bactérias se aderem e passam a afetar as gengivas, que são os tecidos de suporte do dente. Isso aumenta o risco do pet perder os dentes afetados, dificultando a trituração de alimentos e podendo até influenciar na dieta do pet. Como consequência mais grave, o local da lesão pode servir como fonte de contaminação para o organismo, com a possibilidade de atingir órgãos vitais .

O Tártaro é um problema grave que pode levar seu animal a perder os dentes, a ter doença renal, doença cardíaca, hepática, inflamação crônica levando a doenças degenerativas graves como artroses, doenças neurológicas e pulmonares, enfim pode afetar diversos orgãos , pela corrente sanguínea.



A LIMPEZA DE TÁRTARO É INDICADA PARA TODOS OS CÃES E GATOS?



Sim, é indicado fazer uma avaliação bucal no minimo 2 vezes ao ano com seu Médico Veterinário para que ele avalie a necessidade de fazer a limpeza de tártaro. Certamente em uma determinada época vida do seu pet será necessário realizar esse procedimento.



23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page