O tártaro nada mais é do que o acúmulo de placas dentárias, onde as bactérias vão se organizando e produzindo toxinas irritantes que ocasionam gengivite. Como a grande maioria dos pets não têm os dentes devidamente escovados, essas placas vão se acumulando e calcificando, resultando no que chamamos de tártaro.
Além do aspecto visual, um dos primeiros sintomas que indicam a existência de tártaro em cães é o mau hálito.
MEU PET TEM TÁRTARO: ISSO É PERIGOSO?
Sim, a existência de tártaros na boca do seu pet pode representar um perigo para a saúde, ocasionando diversas doenças. Com a calcificação, mais bactérias se aderem e passam a afetar as gengivas, que são os tecidos de suporte do dente. Isso aumenta o risco do pet perder os dentes afetados, dificultando a trituração de alimentos e podendo até influenciar na dieta do pet. Como consequência mais grave, o local da lesão pode servir como fonte de contaminação para o organismo, com a possibilidade de atingir órgãos vitais .
O Tártaro é um problema grave que pode levar seu animal a perder os dentes, a ter doença renal, doença cardíaca, hepática, inflamação crônica levando a doenças degenerativas graves como artroses, doenças neurológicas e pulmonares, enfim pode afetar diversos orgãos , pela corrente sanguínea.
A LIMPEZA DE TÁRTARO É INDICADA PARA TODOS OS CÃES E GATOS?
Sim, é indicado fazer uma avaliação bucal no minimo 2 vezes ao ano com seu Médico Veterinário para que ele avalie a necessidade de fazer a limpeza de tártaro. Certamente em uma determinada época vida do seu pet será necessário realizar esse procedimento.
Comments